terça-feira, 24 de março de 2009

Vivencie o Momento Presente.....



Gente !! Esse é o texto de uma matéria muito interessante publicada na Revista Personare.

Foi escrito por uma amiga, Rafaela Coelho, Instrutora de SwáSthya Yôga, pessoa muito tranquila e com a voz mais doce desse planeta...rsrs

"Muitas vezes, estamos fazendo algo e a nossa mente começa a divagar e percorrer caminhos inimagináveis. Quando nos damos conta disto, percebemos que desperdiçamos tempo desnecessariamente. Além disso, quantos acidentes, erros e enganos aconteceram apenas por pura falta de atenção? Ao contrário, quando realizamos qualquer coisa com concentração, conseguimos um melhor resultado, em menos tempo.
Com a prática do SwáSthya Yôga, aprendi a lidar melhor com o fluxo dos pensamentos. A seguir, estão três dicas simples para vivenciar melhor o momento presente e ampliar o poder de concentração:
Quando sentir que a sua mente está muito dispersa, experimente se concentrar na sua respiração. Ao inspirar, descontraia o abdômen e ao exalar, contraia. Após alguns minutos deste exercício, você perceberá que os pensamentos estarão mais focados.
Procure fazer uma coisa de cada vez. Não tente falar no telefone enquanto escreve um email e achar que tudo será bem feito. O mais eficiente é se concentrar em uma tarefa de cada vez e passar para a próxima quando a primeira já estiver finalizada. Experimente e veja como o que antes parecia ganho de tempo pode ser mais produtivo se você se dedicar a uma única tarefa por completo.
Encontre prazer nas tarefas cotidianas. Você vai perceber que ao fazer algo com concentração conseguimos descobrir detalhes que passariam despercebidos. Por exemplo, ao comer; perceba o aroma, o sabor e a textura do alimento. Procure mastigar explorando estas sensações. Dessa forma, você vai desfrutar mais, com uma menor quantidade.

O mais importante é ampliar a vivência do aqui e agora, pois o passado não existe mais e o futuro se constrói agora.

Rafaela Coelho
Instrutora de SwáSthya Yôga, adora compartilhar qualidade de vida e autoconhecimento. Ministra aulas particulares ou em grupos na Uni-Yôga Leblon, no Rio de Janeiro
contato: rafaella.coelho@uni-yoga.org.br

4 comentários:

Unknown disse...

Olá!
Fantástico e muito bem escrito esse post. Eu pratiquei yoga durante muitos anos e minha concentração melhorou muito. Obrigada por sua visita e por me seguir. Seu blog é ótimo e já estou te seguindo também.Aproveito a visita para te deixar um convite: No dia 30 de Março, estarei embarcando em um cruzeiro Santos Veneza no navio “Splendour of the Sea”. Visitarei 3 continentes, 8 países e mais de 20 cidades.
Farei postagens diárias e com fotos, e espero a sua companhia nesta grande viagem. Desde já espero sua visita.
http://amigadamoda.blogspot.com

Roberta Albano disse...

eu nao costumo ter problemas pra me concentrar, mas sei q é um problema comum
aí eu me desconcentro pra ficar gritando "focus" pros outros =)
vi que você se adicionou lá no meu blog

muito obrigada =)
seja bem vindo

Rafaella Coelho disse...

Oi Leo!

Fiquei muito feliz de ver o meu texto no seu blog!

Beijos

Rafaella

www.vivaqualidadedevida.org

Eneida Freire disse...

Temos mesmo que aprender a viver uma coisa de cada vez.
Isso é bem difícil.
Normalmente faço mil coisas ao mesmo tempo e estresso, claro!
Esse exercício de respiração faço quando não consigo dormir, e muitas vezes funciona, consigo melhorar e relaxar.
Ótimas dicas nesse texto!
Beijo!