Para vc ficar ligado no acontece,
a Câmara dos Deputados dos EUA aprovou o plano de estímulo econômico de US$ 819 bilhões proposto pelo governo do presidente Barack. A expectativa é que o pacote começe a ser analisado pelo Senado americano na próxima semana. É o maior projeto de investimentos que já circulou pelo Congresso dos EUA. Segundo fontes do governo esse plano representa um primeiro passo, considerado essencial, de ação coordenada para criar e salvar entre 3 milhões e 4 milhões de empregos, estimular a economia.
Com isso tudo acontecendo, o que vejo é o seguinte: com o crédito está congelado, o poder de compra, em baixa, os americanos perderam nos últimos quatro meses dois milhões de empregos e, segundo as previsões, ainda vai ficar pior. Vc acha ruim ? pois é muito ruim, e fico pensando é nas consequência disso para todos os países dependentes econômicamente do EUA, considerando o tempo a médio e longo prazo.
A economia dos Estados Unidos atualmente não é capaz de sustentar as taxas de crescimento passadas, por conta de muitos fatores, especialmente, na minha opinião, pela acirrada competição global e excessiva saída de dinheiro do país para gastos com petróleo e , principamente com a maldita guerra.
e como isso nos afeta ?
Bem, O mercado acionário do mundo inteiro recentemente experimentou uma das piores quedas da história, que influenciou a queda do mercado financeiro em vários países, como um efeito dominó. O estoque industrial desses países caiu junto com o financeiro. A economia do Brasil não está atrelada a dos Estados Unidos, porém o Brasil sofrerá porque a queda do consumo americano irá reduzir a demanda por comodities, que são a maioria dos produtos brasileiros exportados.