terça-feira, 28 de abril de 2009

Carioca indo trabalhar de bike.....sei não.... só vendo......


As bikes como meio de transporte em capitais brasileiras, como Rio e São Paulo, parece difícil de acreditar em mundo perfeito assim......
Seria uma forma de desafogar o trânsito, diminuir a poluição atmosférica, economizar uma e cuidar da saude.
Mas, acho que outros pontos também devem ser levados em consideração.
Clima: tem extremos, no caso do Rio, com o calor e a umidade do ar, ao chegar ao trabalho, além do bicicletário, seria necessário disponibilizar área para se tomar uma ducha e trocar de roupa. Não há escapatória; somos um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza. Uma beleza, mas quente como o diabo.
Geografia: De novo, no caso do Rio, famoso pelas montanhas, seria necessário muita "perna' nas várias ladeiras. Uma maratona diária, "sacaneada" pelo calor. A meu ver, péssima combinação e iria desaminar muita gente.
Ciclovias: Seriam necessárias muito mais do as que temos agora, na orla e na Lagoa. Circular por entre os carros está fora de questão, os motoristas do Rio de Janeiro cagam literalamente para os ciclistas cariocas.
Bicicletários: seguros. Aqui, se você se distrair e olhar pro lado a sua bike já era. Há uma máfia especializada neste tipo de crime. No entanto, acredito que a idéia possa funcionar muito bem em outras cidades brasileiras, principalmente no interior. Agora no Rio e em São Paulo? Sei não... Por que não começamos por tornar mais eficientes os transportes públicos já existentes?
Se quiser saber sobre o Rio de Janeiro, http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_de_Janeiro

4 comentários:

Renata Carvalho disse...

Pode copiar... fica uma delicia.
Se tiver alguma dúvida, me pergunte.
Adoro moqueca capixaba (sem dendê e sem leite de coco)...;)

Beijo

A Autora disse...

Bike é tudo de bom! o problema de sempre são os humanóides.. e nossa falta de jeito ....acho sexy fazer tudo de bike...adoro..mas não faço..hahaha entre outras coisas pelas razões descritas no seu post...sampa de bike??hum....
beijo
Carol

Renata disse...

O sonho do meu marido é poder ir trabalhar de bike, mas aqui em SP não tem a menor chance mesmo...

Anônimo disse...

Aprendi muito